Fungos
Você sabia que cogumelos não são plantas?
Pois é, ao contrario do que muitas pessoas pensam, cogumelos não são plantas, são fungos e estão no reino fungi.
Diferente do reino Plantae, onde se encaixam os vegetais, que são autotróficos (volte uma publicação para entender sobre), os fungos são heterotróficos.
O reino Fungi é o único com representantes Unicelulares e Pluricelulares e são eucariontes obrigatórios. Os fungos são seres aclorofilados (outra característica diferente dos vegetais), sua parede células é rica em quitina (mesmo polissacarídeo que endurece a casca de alguns animais do filo artrópode), os fungos tem como principal reserva energética o glicogênio (para serem convertidos em glicose quando preciso) e tem uma grande reserva de nitrogênio para atividades metabólicas. São seres que gostam de temperaturas entre 10 graus e 40 graus, a maioria são seres aeróbios, mas algumas espécies podem ser anaeróbios facultativos (fazem fermentação) ou anaeróbios obrigatórios (fermentativos obrigatórios).
" Os fungos são organismos distribuídos amplamente pelo planeta integrando os ciclos biológicos de todos os ecossistemas existentes".
Os fungos atuam como agentes patológicos, na alimentação e na composição de fármacos. Ou seja, são de extrema importância. Sua forma microscópica, chamamos de levedura e, geralmente, macroscopicamente, o chamamos de "cogumelos".
A principal atuação do fungo na natureza é na decomposição de matéria orgânica - Saprofagia.
Existem queijos, denominados como "queijos do tipo azul" que promovem manchas escuras que são resultados do penicillium roqueforti (Fungo relacionado a medicação que conhecemos como penicilina).
Eles são organismos eucarióticos SEMELHANTES a plantas e animais e suas leveduras formam o pseudomicélio. Assim, ocorre a formação de hifas, sejam elas septadas ou cenocíticas.
Comentários
Postar um comentário