5 Passos para ajudar animais silvestres!
Arara-azul encontrada no bioparque do Rio de Janeiro |
Como sabemos, as cidades têm crescido cada vez mais sobre as áreas de matas preservadas e com isso os animais nativos de tais áreas acabam habitando as cidades, vezes a procura de alimento, vezes procurando abrigo, ou até mesmo perdidos. Em algumas situações podemos nos deparar com esses animais selvagens em situações como: machucados, atropelados, perdidos ou, até mesmo, alguns animais marinhos encalhados. Nesses casos, obviamente muitos querem ajudá-los, mas muitas das vezes, essa boa ação pode custar a vida do animal ou até mesmo a sua e de seus familiares. Grande parte das vezes que as pessoas se deparam com um animal selvagens querem acariciar, brincar, tirar fotos... Essas atitudes colocam em risco a vida desses animais e a vida das pessoas também. Mas por quê? Animais selvagens podem transmitir doença para você, sua família, amigos e até mesmo para seus animais de estimação. Essas doenças são chamadas de zoonoses. Sabe a covid-19? De acordo com publicação realizada pelo CRMVDF, é uma doença que teve sua origem de maneira zoonótica. A raiva? Também é uma zoonose! E além dessas, temos muitas outras! Além disso esses animais não estão acostumados com contato humano e podem se estressar e atacar, por isso, pessoas e outros animais devem manter distância. O contato humano e de outros animais pode causar estresse e aumentar risco de choque no animal, esse contato pode diminuir as chances da reabilitação do animal e da reintegração do mesmo ao seu habitat natural, sendo assim, toda a boa intenção de ajudar o animal vai por "água abaixo". E já que estamos falando aqui de querer ajudar esses bonitinhos é bom seguirmos alguns passos:
1- Em primeiríssimo lugar, caso você encontre um animal silvestre fora de seu habitat natural, entre em contato com a polícia ambiental, corpo de bombeiros ou a patrulha ambiental da guarda municipal. Esses órgãos terão profissionais qualificados para prestar o melhor atendimento para esses animais. Contatos para solicitar apoio e resgate:
• Polícia Ambiental - CPAM/PMERJ (21) 23347634 – 23347632 • Corpo de Bombeiros – 193 • Patrulha Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro – 1746 Contatos para onde o animal pode ser encaminhado caso seja necessário:
• Centro de Triagem de animais silvestres do Ibama no Rio de Janeiro - CETAS/RJ (21) 3077-4390 | 99353-5385 | 99123-8189 - cetas.rj@ibama.gov.br | ditec.rj@ibama.gov.br Segunda a sexta, das 09h00 às 17h00
• Centro de Recuperação de animais selvagens do Rio de Janeiro da Universidade Estácio de Sá - CRAS - Unesa (21) 2430-4832 - crasunesa@gmail.com Segunda à sexta, das 08h00 às 15h30
2- NUNCA acaricie ou brinque com o animal, não ofereça comida ou água e não tente reabilitá-lo (a dieta e o tratamento é particular de cada animal, por mais que ele pareça estar bem, meses depois podem aparecer os efeitos de um tratamento incorreto e desse modo será tarde para a recuperação do mesmo);
3- Não é recomendado que pessoas não especializadas manuseiem animais selvagens, exceto em casos em que o animal não apresente riscos para sua segurança, estando em estado crítico e seja uma emergência.
4- Em caso de filhotes, é muito importante ter a certeza que ele é órfão, muitas vezes filhotes saudáveis são retirados de seus pais. Em caso de aves, se o animal não estiver machucado ou ferido, verifique se tem algum ninho por perto, se não encontrar coloque o animal em um lugar seguro que os pais consigam ver e fique longe de predadores. Caso você note que o filhote está machucado ou realmente for órfão (depois de constatar que os pais estão mortos ou você está observando por muito tempo e os pais realmente sumiram), ligue para os contatos listados a cima;
5- Só transporte um animal selvagem com autorização previa do Ibama e siga as instruções dadas no site:
Referências:
CFMV (DF). CRMVDF. A covid-19: a importância do controle de zoonoses: importância da preservação. Notícias, Distrito Federal, p. 1-2, 2020.
SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Orientações de como proceder ao encontrar animais silvestres. Informação Técnica nº 3/2020-NUFIS-RJ/DITEC-RJ/SUPES-RJ, Rio de Janeiro, p. 1-4, 2020.
ECO AMBIENTALE (São Paulo). O Que fazer ao encontrar um animal silvestre?: Encontrou um animal silvestre e não sabe muito bem o que fazer com ele? Calma que a gente te ajuda!. Eco ambientale: Soluções ambientais, Blog, p. 1-2, 27 nov. 2019.
SP NOTÍCIAS (São Paulo). Sabe o que fazer ao encontrar um animal silvestre?. SP Notícias, [s. l.], p. 1-2, 4 abr. 2017.
Escrito por: Carolina Vieira de Souza Melo Pereira
Comentários
Postar um comentário